domingo, 26 de outubro de 2008

Santa Cruz Cabrália - BA

A história de Santa Cruz Cabrália se confunde com a história do Brasil. Foi num ilhéu de águas claras, próximo de onde hoje se localiza a cidade baiana, que o navegador português Pedro Álvares Cabral ancorou suas naus e mandou realizar a primeira missa em terras brasileiras, no dia 26 de abril de 1500. Assim como a vizinha Porto Seguro, Cabrália – como é mais conhecida – também possui praias e paisagens paradisíacas. O visitante pode, ainda, fazer passeios de escuna a recifes que fazem parte do seu litoral.


O Centro Histórico também é destaque na cidade. Ele contém construções datadas dos séculos XVII e XVIII, tais como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1630. Foi tombado como Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico em 1981.

Museu do Índio: A exposição permanente retrata o cotidiano indígena em múltiplos aspectos como, por exemplo, o modo de dormir e de preparar alimentos.


Rio João de Tiba: O rio, que passa por entre o manguezal, é indicado para pesca, passeios de barco e prática de esportes náuticos. Nele, há várias cachoeiras, como a Toma Calção e a Cachoeira Grande.

Coroa Alta: Recifes situados no litoral norte de Cabrália. Na maré baixa, formam-se ali várias piscinas naturais. Ideal para banhos, mergulho e passeios náuticos. Chega-se lá a bordo de escunas que partem do porto de Cabrália.

Ilhéu de Coroa Vermelha: Situado na Baía Cabrália, corresponde ao local onde Cabral desembarcou com sua armada. Fica a 7 km do centro da cidade.



Praia de Coroa Vermelha: Águas tranqüilas. Uma cruz marca o local da primeira missa realizada no Brasil. Ao longo da orla, é possível saborear comidas típicas e conhecer o artesanato dos índios pataxós.



Praia de Santo André: É considerada uma das mais belas e exóticas praias do Brasil. Por estar à foz do Rio João de Tiba, é de água doce na vazante da maré e salgada na enchente.
Praia do MutariAs ondas fracas de Mutari atraem os adeptos do caiaque e do bodyboard. Fica a seis quilômetros do centro.



Praias de Santo Antônio e do Guaiú: Localizadas na Área de Proteção Ambiental Santo Antônio. A primeira é margeada por extensos coqueirais e a segunda é semideserta, com mar calmo.


Um comentário:

  1. parabens!site muito bem elaborado com tudo na medida.Eu ainda vou viajar para estes lugares nem que for de bicicleta(rsrs)

    ResponderExcluir