quinta-feira, 9 de outubro de 2008

27ª Expoflora - Holambra - SP

O objetivo principal da Expoflora é o resgate de aspectos culturais e sociais da Comunidade de Holambra, além da divulgação do trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais no município.Em sua primeira edição atraiu mais de 12.000 pessoas em um único final de semana. Com o passar dos anos, a Expoflora se transformou na maior manifestação cultural da imigração Holandesa e na maior festa de flores e plantas da América Latina.Toda Comunidade está envolvida, direta ou indiretamente no evento que projetou nacionalmente a cidade de Holambra e de forma decisiva contribuiu com a elevação do município à categoria de Estância Turística do Estado de São Paulo.O principal objetivo da Expoflora nos dia de hoje, continua sendo a divulgação da Cultura Holandesa nas mais variadas formas, através das danças típicas, da culinária, do artesanato holandês, da música entre outras.

A 27ª Expoflora de Holambra acontece de 28 de Agosto a 21 de Setembro de quinta-feira a domingo Horário: das 9h às 19h.

Passeio Turístico: Conheça a história, a arquitetura e os famosos campos de flores dessa cidade que mantém as características de sua colonização holandesa.
Novo Roteiro: Conheça uma fazenda de ROSAS, especialmente preparada para esta atividade, cenário de novela de televisão e com rosas abertas no campo para você e seu grupo aproveitar este novo roteiro.
Parada das Flores: Desfile de carros alegóricos que reúne as atrações artísticas e musicais para conduzir o público à Chuva de Pétalas.
Chuva de Pétalas: Espetáculo diário, no qual são utilizados 18 mil botões de rosas, despetalados um a um, onde você tem a oportunidade de realizar seus desejos, pegando uma pétala ainda no ar.
Dança Típica Holandesa: Cerca de 300 dançarinos, divididos em 11 grupos, se revezam em apresentações pelo recinto, com mais de 160 coreografias.
Garden Center: São mais de 3.300 m2 para você escolher entre mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas produzidas em Holambra para decorar e alegrar a sua casa.
Entreterimento: Cerca de 50 artistas, entre performistas e músicos em street bands, apresentam-se ao público, diariamente, entretendo os visitantes nos palcos ou pelas alamedas, divertindo o público, por meio das mais diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.
Artigos para presentes: Souvernis holandeses, artesanatos, moda e decoração: opções para presentear e levar um pedacinho da Holambra para sua casa.
Culinária holandesa e brasileira: Os confeiteiros e chefs holandeses criam sempre novas receitas para atrair os turistas pelo paladar. São duas praças de alimentaçã com 16 lanchonetes e 5 restaurantes, de refeições rápidas à culinária internacional.


Holambra é referência nacional em flores: Holambra tem apenas 10 mil habitantes, mas é considerada centro de referência nacional de floricultura. Caracterizada pela grande concentração de propriedades rurais dedicadas ao cultivo de flores e plantas ornamentais, Holambra não é conhecida como a Cidade das Flores por acaso: o município é responsável por 40% da produção brasileira de flores e plantas e por 80% das exportações desses produtos. Localizada no Km 140 da Rodovia Campinas-Mogi Mirim, saída 140 Norte, interior de São Paulo a antiga colônia holandesa sedia, anualmente, a Expoflora, maior evento de flores e plantas da América Latina.

As danças típicas: O Grupo de dança de Holambra é o único, no mundo, a reunir coreografias de distintas regiões da Holanda. As coreografias chegam a Holambra por meio de um trabalho de intensa pesquisa. Além de visitar constantemente diferentes regiões holandesas, o coordenador dos grupos, Piet, mantém permanente contato com uma Fundação daquele país da qual adquire livros didáticos, catálogos, vídeos e discos. Os 17 grupos de dança de Holambra, que somam 410 dançarinos, recebem nomes de flores. As coreografias aprendidas em cada ano não podem ser repetidas nos anos seguintes, até que os dançarinos cheguem ao status do grupo Cactus (o grupo mais antigo formado em Holambra). As aulas são gratuitas. Ao escolher o nome de uma flor para o grupo, seus integrantes são orientados a pesquisarem sobre a sua história, origem e particularidades, pois a planta os representará enquanto dançarinos. O repertório escolhido pela equipe de coordenadores do grupo da dança liderada por Piet, o Mestre de Cerimônia da Expoflora, tem por objetivo preservar as raízes culturais holandesas e mostrar coreografias que datam desde 1600 até a atualidade, inspiradas na natureza (dança da chuva, do pica-pau e a polca no gelo, que lembra a patinação), nas profissões e ofícios (sapateiro, lavadeiras, marinheiro, do ato de bombear água, da preparação da cerveja), nas colheitas (carregador de feijão, cevada madura) ou mesmo em histórias que contam a origem e tradições do povo holandês, representadas por meio de polcas, valsas, marchas, mazurcas e o schots (que virou xote). Os integrantes ensaiam semanalmente durante sete meses -de fevereiro a agosto. A maior parte dos dançarinos é morador de Holambra, principalmente descendentes dos holandeses que fundaram a antiga colônia.


Sites:

2 comentários:

  1. ...adorei o blog, adorei de paizão, essa q dá e com frio na barriga, quero muito andar pelo meu Brasil! bconto com o apoio de vcs!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu blog! Ainda mais para quem, ADORA VIAJAR!Conhecer mais e mais, sempre.
    Em Abril/2009 estarei novamente no navio MSC ARMONIA, indo para a Europa!
    Adoreiiiiiiiii! Parabéns, me visite!
    http://jornaldaestrelaselma.blogspot.com
    Beijão
    ESTRELA SELMA

    ResponderExcluir