sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Manaus - AM (Parte 2/3 Ecoturismo)

Localizada no coração da floresta amazônica, Manaus impressiona pelas belezas naturais formadas por seus parques ecológicos, grandes áreas verdes e rios que cortam a região. Ali ecoturistas e amantes da natureza encontram os ambientes perfeitos para diversas atividades.
Passar o dia à beira das praias de rio é um passeio imperdível. Um dos locais mais indicados é a Praia da Lua, localizada à margem esquerda do Rio Negro, a 23 km de Manaus. Com formato de lua crescente, a praia tem vegetação de rara beleza, grande extensão de areia e águas límpidas e geladas. Já em Anavilhanas, também no Rio Negro, a 100 km de Manaus, pode-se conhecer o maior arquipélago de ilhas fluviais do mundo. Cerca de 400 ilhas cobertas de floresta virgem formam um labirinto natural. No período de seca, a descida das águas revela inúmeras praias de areias brancas e interessantes formações naturais de raízes e troncos.


Manaus também oferece aos ecoturistas diversos parques. O Jardim Botânico Adolpho Ducke fica em uma reserva ecológica de 100 km² e é considerado o maior do mundo. Nele pode-se conhecer inúmeras espécies vegetais e animais. Já no Parque Municipal do Mindu, que ocupa uma área de 33 ha de mata remanescente do município, é possível ver o sauim-de-coleira, macaco que só existe na região de Manaus e que está ameaçado de extinção.
Manaus proporciona diversão a qualquer época do ano. De dezembro a maio, quando há muitas chuvas, as cachoeiras dos arredores da cidade ficam mais bonitas. No resto do ano, quando chove menos, surgem as praias fluviais no Rio Negro.



Praia de Ponta Negra: Localizada a 13 km do centro de Manaus, a Praia da Ponta Negra é um dos atrativos da cidade. Possui quadras esportivas de areia, ciclovia, mirante, playground, posto médico e um amplo calçadão com bares, restaurantes e lanchonetes.


Balneários Públicos: Tarumã, Tarumãzinho e Cachoeira das Almas, os igarapés (braços de rios) localizados nas proximidades da cidade, são fontes de lazer para a população nos finais de semana.



Encontro das Águas: Fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas pardas do Rio Solimões, que se juntam para formar o Rio Amazonas. Por uma extensão de 6 km, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturarem. Esse fenômeno se dá por haver uma grande diferença entre as temperaturas das águas e velocidade de suas correntezas. O Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C. O Solimões, por sua vez, corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.



Hotéis de Selva: Em Manaus, os hotéis de selva são ótimas opções para os apaixonados pela natureza. As instalações estão em meio à floresta, proporcionando o contato direto com animais e com a rica vegetação amazônica. Por lá também é possível provar as delícias da culinária local e fazer passeios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário