sábado, 3 de janeiro de 2009

Manaus - AM ( Parte 1/3 Cultural)

Manaus é um dos destinos turísticos mais ricos em cultura do país. Localizada em meio à floresta amazônica, a capital do Amazonas impressiona pelas belezas naturais e pela imponência de suas construções antigas. Fazer um passeio pelas ruas da cidade permite desvendar um pouco da história local.
Manaus surgiu na segunda metade do século XVII, com a construção do Forte de São José da Barra, na margem esquerda do Rio Negro, cuja finalidade era proteger a região contra a invasão estrangeira. O nome da capital é referência aos índios manaos, que ali habitavam.
A partir do século XIX, com o crescimento do comércio internacional da borracha, a cidade começou a se expandir. Nessa época, em 1913, foi erguido o Palácio Rio Negro. Serviu como sede do governo e hoje abriga acervo de móveis e pinturas. Num anexo podem ser visitados o Museu de Numismática, a Pinacoteca e o Museu da Imagem e do Som.
Outra dica imperdível em Manaus é uma visita ao belíssimo Teatro Amazonas, um dos maiores símbolos do desenvolvimento econômico daquele período, onde se revezavam orquestras e companhias européias de ópera. Hoje em dia o teatro ainda recebe apresentações e eventos importantes, como o tradicional Festival Amazonas de Ópera, realizado em abril.
Mercado Municipal, Biblioteca Pública, Igreja Largo São Sebastião e os diversos museus da cidade completam a lista de atrações locais, além dos parques e dos fascinantes passeios de barco pelos rios mais famosos da região: Solimões, Negro e Amazonas.


Teatro Amazonas: É o maior símbolo do apogeu econômico de Manaus. Tem 700 lugares e foi construído com tijolos trazidos da Europa, vidros franceses e mármore italiano. Nele já se apresentaram importantes companhias de ópera, teatro e orquestras internacionais.

Museu do Homem do Norte: O museu abriga uma exposição que conta a história do guaraná, um dos símbolos da Amazônia e do Brasil, além da borracha e da juta.

Museu das Ciências Naturais da Amazônia: No local podem ser conhecidos insetos empalhados e peixes da região amazônica, como o pirarucu.


Mercado Municipal Adolpho Lisboa: Construído de frente para o Rio Negro, no período áureo da borracha, em estilo art noveau, foi oficialmente inaugurado em 1882.Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, possui um pavilhão central em alvenaria, ladeado por dois pavilhões com estrutura em ferro fundido e forjado, com pórtico de ferro rendilhado e vitrais.


Biblioteca Pública do Amazonas: O prédio da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas foi construído no governo de Constantino Nery, entre 1904 e 1907. A construção de dois andares ocupa uma grande área na rua Barroso, esquina com a avenida Sete de Setembro.

Informações :
Manaustur – Fundação Municipal de Turismo: (92) 3622-4948/3233-1517/3234-4261
Centro de Atendimento ao Turista: (92) 3231-1998
Aeroporto Internacional Eduardo Gomes: (92) 3652-1210
Rodoviária: (92) 3642-5805 ou 3236-1280

Sites:
http://www.manaustur.com.br/
http://www.manausonline.com/
http://portalamazonia.globo.com/
http://www.rumomanaus.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário